Governador inaugura nova sede do Ginásio Pernambucano

Momento foi marcado pela entrega de tablets para os estudantes do 2° e 3° anos e kits de microfone para professores

por Pedro Henrique Cunha qui, 19/07/2012 - 13:42

O governador Eduardo Campos e o secretário de Educação, Anderson Gomes, inauguraram, na manhã desta quinta-feira (19), o novo prédio da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano (GP), localizado na avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, Recife.  A ação, que marca a volta às aulas da rede estadual de ensino, foi marcada pela entrega de tablets para os estudantes do 2° e 3° anos e distribuição de kits de microfone para os professores da instituição. A entrega foi realizada ao som da banda marcial da escola, tocando o Hino de Pernambuco. 

Em seu discurso, o governador falou da luta dos alunos por uma escola digna e bem estruturada. “É um direito do aluno e não um favor ter uma boa condição de estudo. Muitas foram as caminhadas, reuniões de comissões e hoje estamos aqui para celebrar a inauguração da nova sede do Ginásio Pernambucano”, afirmou, acrescentando que passo a passo o Governo está levando uma educação melhor para os estudantes. “A escola tem que ser um lugar de ânimo, onde os olhos brilham. A educação no Estado tem dado claras demonstrações que estamos vencendo o desânimo”

Até setembro deste ano, os equipamentos, utilizados como ferramenta pedagógica, serão entregues, inicialmente, nas escolas localizadas em municípios com mais de 30 mil habitantes, e também nas 23 unidades que obtiveram notas maiores do que cinco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). A primeira remessa, composta por 23 mil tablets, começa a ser entregue nesta sexta-feira (20) e terá continuidade durante todo o mês de agosto. 

Para contemplar também os professores da rede, a secretaria de Educação fará, ainda, a distribuição de 20 mil microfones que serão usados pelos docentes em sala de aula. Em 2011, a secretaria entregou 6.500 microfones nas escolas estaduais. Com isto, todos os professores da rede terão o equipamento. 

Alunos conectados 

Os alunos do segundo ano Brenda Caroline e Paulo Henrique, ambos com 18 anos, ressaltam que o equipamento recebido ajudará nas realizações de pesquisas escolares, porque nem sempre os computadores da escola estão disponíveis. “Vai nos ajudar bastante nas aulas”, afirmou Brenda. “Teremos acesso à pesquisas, informações, publicações. A educação hoje em dia é interdimensional”, completou Paulo. 

Aline Alcântara, 18 anos, aluna do terceiro ano, pensa longe. “O tablet também irá nos ajudar na preparação para o vestibular e, futuramente, em concursos públicos”, diz a jovem, que pretende cursar medicina. 

Rede inicia o semestre letivo 

Mais de 750 mil estudantes voltam às aulas nesta quinta-feira (19). Das 1.101 escolas que fazem parte da rede estadual, 1.017 iniciaram o semestre letivo em todo o Estado no dia oficial do calendário escolar, número que corresponde a 92,4% da rede.  As outras, que somam 84 unidades, reiniciam as aulas em datas diferentes da oficial. Dez delas porque estão recebendo serviços de engenharia, e retornam as atividades até o final da primeira quinzena de agosto. As demais têm o calendário escolar unificado com a rede municipal. 

COMENTÁRIOS dos leitores