Profissionais do Estadão dão palestra para alunos da UNG

O novo segmento de criação de conteúdo "branded content" foi o tema da palestra no segundo dia da VI Jornada da Comunicação na Universidade Guarulhos

LeiaJá / Antonio Henrique por Antonio Henrique Pinheiro qui, 25/08/2016 - 14:43

O segundo dia da VI Jornada de Comunicação da Universidade Guarulhos recebeu a palestra dos profissioanais do grupo Estado de S.Paulo, responsáveis pela criação e publicação de branded content da empresa. Falaram sobre o assunto, os responsáveis pela divisão Estadão Projetos Especiais, Bianca Krebs, gerente de conteúdo, João Guitton, coordenador de arte, e Larissa Ventriglia, coordenadora de operações. 

Baseados no conceito que mistura jornalismo e publicidade, os criadores envolvem o conteúdo que patrocina a publicação com informações revelantes sobre a marca, sem sobrecarregar o consumidor final. O brandet content é uma forma de divulgação relativamente recente, sobretudo no Brasil, onde as empresas passaram a investir nesse segmento há pouco mais de dois anos. O trio destacou campanhas de sucesso que surpreenderam até mesmo os anunciantes, indo muito além de suas expectativas, usando recursos como o de "envolver" a marca em uma história que provoque impacto e se identifique com o cliente, mostrando valores sociais ou ideológicos que condizem com o consumidor, porém, baseado na informação de qualidade, e não somente na busca por audiência. 

Um dos cases citados foi o da empresa Siemens que, depois de uma pesquisa para recolocação da marca, descobriu que os consumidores não sabiam como eram afetados e qual o ramo de atividade da marca. As produções co-branded, que é a vertente onde fica mais claro o envolvimento entre veículo e marca, também foram citadas. Esse segmento explora o mercado unindo duas marcas, utilizando uma como avalista da segunda no mercado ou até mesmo unindo duas ou mais equivalentes. 

A gerente de conteúdo, Bianca Krebs, contou sobre as oportunidades de trabalho que jornalistas e publicitários nesse novo segmento. "Depende da área que a pessoa quer atuar dentro do branded content, que acaba sendo uma área grande que envolve vários outros setores. O jornalista pode trabalhar só com conteúdo, assim como o publicitário também pode trabalhar no conteúdo ou você pode trabalhar na operação do projeto, a gente tem uma parte de digital então pode trabalhar desde a concepção do site até o conteúdo e como isso irá ao ar", explica. 

O estudante do 8° semestre de jornalismo, Gustavo Druzian, contou sobre a palestra. "Achei muito legal, era uma tema novo que nunca tinha escutado. A palestra me mostrou um mercado novo que nós estudantes de jornalismo poderemos explorar no futuro", disse. 

 

 

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