70% dos concluintes do ensino médio têm desempenho ruim

Conhecimentos de matemática e português dos estudantes de escolas públicas e privadas foram considerados insuficientes

por Nataly Simões qui, 30/08/2018 - 17:52

Mais de 70% dos alunos que concluem o ensino médio não atingem o nível suficiente de conhecimento em matemática e português, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi aplicada em 2017 com cerca de 5,4 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas em todo o Brasil.

Em matemática, 71,67% dos alunos estão com desempenho "insuficiente". São estudantes que não são capazes de solucionar cálculos utilizando proporcionalidade ou problemas de contagem com uso do princípio multiplicativo. O índice de alunos que alcançaram o nível "básico" é de 23,81% e 4,52% estão no "avançado".

Já na língua portuguesa, 70,5% dos alunos ficaram no conceito "insuficiente". Isso significa que eles não conseguem realizar tarefas simples, como localizar informações explícitas em infográficos, reportagens, crônicas e artigos ou reconhecer a relação de causa e consequência em piadas e fragmentos de romance. A proporção de estudantes que alcançaram o nível "básico" é de 27,5% e apenas 1,64% estão no "avançado".

A avaliação em matemática e português aplicada pelo Saeb é um dos componentes que formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb conjuga a nota do Saeb com dados de aprovação, reprovação e abandono, e deve ser divulgado na próxima segunda-feira.

COMENTÁRIOS dos leitores