Candidatos pardos foram maioria no Enem 2017, diz pesquisa

Inep divulgou sinopse estatística que revela vários perfis dos participantes do Exame

qui, 22/11/2018 - 16:49

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quinta-feira (22), uma sinopse estatística através das informações coletadas sobre os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2017. Os dados foram captados por meio de cada resposta dada pelos estudantes no questionário socioeconômico do Exame e durante a aplicação da prova.

É a primeira vez que a sinopse é divulgada e todos os números são divididos por regiões geográficas e unidades da federação. As informações permitem traçar perfis dos participantes com objetivo de apoiar pesquisas e estudos. Entre os recortes, há um específico sobre raça/cor.

Dos 6.731.341 candidatos, 3.154.520 declaram-se pardos, representando 46,86% do total de inscritos no Enem em 201. Já 894.916 mil concorrentes se disseram pretos, enquanto 2.355.252 participantes se declararam brancos.

Nas subdivisões por região, fica evidente que Sul e Sudeste declaram-se mais brancos, enquanto Nordeste, Norte e Centro-Oeste mostram-se majoritariamente pardos e pretos. No documento ainda é possível verificar quantos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio são concluintes de nível médio, tudo separado, sexo, idade, isenção de taxa de inscrição.

A definição de cor/raça no Enem é a mesma utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas suas pesquisas. A autodeclaração consiste em a própria pessoa dizer como se classifica de acordo com sua percepção pessoal, social e de mundo.

Por Marcele Lima

COMENTÁRIOS dos leitores