Enem Seriado: provas poderão ser nas próprias escolas

O Enem Seriado será um nova forma de ingresso no ensino superior

por Aurilene Cândida ter, 15/09/2020 - 12:45
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Estudantes poderão realizar a prova do Saeb na própria escola Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Durante coletiva realizada na manhã desta terça-feira (15), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, informou que a partir de 2020 o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) irá avaliar todas as áreas do conhecimento. No mesmo ano também será realizado o início da implementação do Enem Seriado com aplicação de avaliação a partir do 1º ano do ensino médio. Caso o estudante tenha um bom desempenho poderá usar a nota para tentar uma vaga no ensino superior.

No momento também foi notificado que o aluno poderá realizar a prova do Saeb em sua própria escola. “A partir da aplicação do Saeb do 1º ao 3º ano do ensino médio, os jovens brasileiros vão ter mais uma oportunidade de ingressar no ensino superior. Além do Enem, que todos já conhecem, agora iremos implementar o Enem Seriado”, anunciou o presidente do Inep.

Sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Alexandre ressaltou que será criado um novo grupo de trabalho para rediscutir como será feita as avaliações da educação básica. Os representantes formais do grupo são o Ministério da Educação (MEC), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Conselho Nacional de Educação. Especialistas da educação brasileira e entidades da sociedade civil também poderão participar da discussão.

COMENTÁRIOS dos leitores