Unicamp: Covid, SUS e desmatamento são cobrados em prova

Para professor, candidatos lembraram, durante o segundo dia de provas, de vários acontecimentos de 2020

por Nathan Santos qui, 07/01/2021 - 21:01
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Comvest realizou, nesta quinta-feira (7), o segundo dia de provas do Vestibular Unicamp 2021, que registrou 77 mil inscritos na disputa pelo ingresso na Universidade Estadual de Campinas. Os candidatos enfrentaram questões da área Biológicas/Saúde; na visão do professor Luis Gustavo Megiolaro, diretor adjunto de Unidades Escolares do Poliedro, o processo seletivo se apresentou atual e contextualizado, abordando temas como a pandemia da Covid-19, racismo, desmatamento, entre outros assuntos.

De acordo com o professor, ao se deparar com a prova da Unicamp, os candidatos puderem reviver vários momentos acontecidos em 2020. “Assim como foi a prova de ontem, foi muito atual e contextualizada, surpreendeu positivamente os candidatos, porque a Unicamp conseguiu abordar temas bem atuais que aconteceram em 2020. O aluno que estava fazendo a prova, com certeza, foi lendo a prova e revivendo momentos de 2020. Apareceram diversos temas, principalmente pandemia, coronavírus nas mais diferentes áreas do conhecimento. Questões que contextualizavam o coronavírus. Apareceram alguns temas também como racismo, SUS, epidemias no geral, feminismo negro. Tivemos também diversas questões falando sobre desmatamento e queimadas. Uma prova muito atual”, comentou o docente do Poliedro.

Apesar de ter menos quesitos nesta edição, o Vestibular da Unicamp exigiu dos participantes bastante atenção ao tempo. “O aluno precisava ter uma gestão do tempo, porque antes eram 90 questões com cinco horas e agora passou para 72 questões, com quatro horas. Apesar dessa diferente, tem a questão de passar o gabarito, de revisar a prova, então alguns alunos reclamaram muito sobre não ter tempo de terminar a prova e passar o gabarito”, revelou.

No áudio a seguir, Luis Gustavo Megiolaro descreve mais detalhes a respeito dos conteúdos cobrados na seleção:

Nessa quarta-feira (6), primeiro dia do vestibular, os candidatos responderam questões da área de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas. A prova de ontem também foi considerada atual e contextualizada.

O Vestibular Unicamp 2021 oferta mais de 3 mil vagas. Os candidatos lutam pela aprovação em 69 cursos da graduação da instituição de ensino.

COMENTÁRIOS dos leitores