UFSC anuncia que punirá estudantes presos por nazismo

A operação da Polícia Civil prendeu temporariamente três suspeitos de participarem do grupo nazista em Joinville, no Norte, e um na cidade de São José na Grande Florianópolis

por Joice Silva ter, 25/10/2022 - 11:10
Divulgação/UFSC UFSC anuncia que punirá alunos presos por nazismo Divulgação/UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) confirmou na segunda-feira (24) que vai solicitar à Polícia Civil informações sobre os alunos da instituição presos por suspeita de neonazismo no Estado. Com os dados, a instituição anunicou que vai adotar "medidas disciplinares cabíveis".

A operação da Polícia Civil prendeu, temporariamente, na semana passada, três suspeitos de participarem do grupo nazista em Joinville, no Norte, e um na cidade de São José na Grande Florianópolis. A investigação já identificou outros suspeitos.

No Brasil, a Lei nº 7.716, de 1989 prevê como crime "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional", tal como outras formas de divulgação do nazismo.

Leia a nota da universidade na íntegra:

"A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tomou conhecimento através da Imprensa do envolvimento de estudantes com movimentos neonazistas. Ao tempo em que cumprimenta a ação da Polícia Civil na investigação, oferece colaboração para o total desvendamento e punição a este crime.

De sua parte, a UFSC solicitará às autoridades informações sobre os estudantes presos, para a adoção das medidas disciplinares cabíveis.

A Universidade também reforça que a Ouvidoria mantém canais para recebimento de denúncias, com a finalidade de mapear qualquer indício de redes neonazistas na UFSC.

Em outras frentes de atuação, a UFSC informa que o Conselho Universitário, em sessão realizada no dia 11 de outubro de 2022, aprovou uma moção de repúdio ao racismo, após o relato de casos ocorridos em Unidades Acadêmicas."

COMENTÁRIOS dos leitores