Técnicos de saúde terão visto facilitado na Nova Zelândia

Governo deseja atrair profissionais estrangeiros para vagas abertas no país

seg, 12/12/2022 - 19:00
Freepik A taxa de desemprego na Nova Zelândia é de 3,3%. Freepik

A Nova Zelândia decidiu, nesta segunda-feira (12), facilitar a aprovação de vistos de residentes no país para enfermeiros e parteiros do exterior. O ministro da Saúde da Nova Zelândia, Andrew Little, mostra preocupação do governo sobre a falta de trabalhadores da área da saúde mental no país.

O governo da Nova Zelândia enfrenta problemas de falta de mão de obra para preencher vagas abertas há tempos no setor de medicina geral, como a área de saúde mental e especialistas como cargos de parteiros, segundo relato da Agência France-Presse.

A primeira-ministra Jacinda Arden afirma que para suprir a demanda de trabalhadores, foi decidido por adicionar uma emenda ao mecanismo migratório do Estado a fim de facilitar o acesso ao status de residente neozelandês aos trabalhadores do setor de saúde.

A Nova Zelândia tem uma procura de cerca de 4 mil trabalhadores, indicou o sindicato de enfermeiros do país. A oposição do governo indicou a desaprovação a demora da adoção desta medida importante por país.

A AFP divide que cerca de 97mil pessoas procuram emprego atualmente na Nova Zelândia, que possui uma taxa de desemprego de 3,3%.

COMENTÁRIOS dos leitores