Prefeitura lança Olimpíada de Matemática do Recife

Os estudantes da rede municipal com os melhores desempenhos, o professor de matemática e gestor receberão, como prêmio, uma viagem para Orlando

por Elaine Guimarães seg, 21/08/2023 - 13:22
Elaine Guimarães/LeiaJá Alunos da rede municipal durante o lançamento da competição Elaine Guimarães/LeiaJá

A prefeitura do Recife lançou, nesta segunda-feira (21), a Olimpíada de Matemática destinada aos estudantes da rede municipal de ensino. O evento, realizado na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem, na zona sul, contou com a presença do secretário de Educação Fred Amâncio, do prefeito João Campos, da deputada federal Tabata Amaral e dos vereadores Paulo Muniz e professora Ana Lúcia.

A inciativa será semelhante a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e contará com duas fases: prova objetiva, com 20 questões de múltipla escolha, e prova discursiva, composta por cinco questões. No entanto, diferente da competição nacional, os estudantes da Rede com os melhores desempenhos, o professor de matemática e gestor receberão como prêmio, uma viagem para Orlando.

"A gente vai trabalhar com estudantes dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, e o nosso grande objetivo é despertar o interesse dos estudantes pela matemática. Claro, é sim uma olimpíada, é também uma competição, mas, o nosso maior objetivo é envolver o maior número possível de estudantes animados para fortalecer o ensino e aprendizagem da matemática", frisou Fred Amâncio.

Fred Amâncio (no microfone) fala sobre a iniciativa. Foto: Elaine Guimarães/LeiaJá

Ao todo, a competição terá duas categorias, segundo o secretário: uma categoria para alunos do 6º e 7º ano e outra para estudantes do 8º e 9º ano. "Na primeira fase todos os inscritos fazem a prova objetiva. Desse grupo, por escola, os medalhistas de ouro, de prata e bronze, realizarão a segunda fase. A novidade, que o prefeito trouxe aqui hoje, é que, agora, vão os seis estudantes com os melhores desempenhos, os professores de matemática e, para incentivar um grande número de inscritos, foi incluído o gestor”, disse ao LeiaJá.

Segundo o cronograma divulgado da Olimpíada de Matemática do Recife, o período de inscrições, realizadas nas escolas municipais, inicia-se já nesta segunda (21) e segue até 1º de setembro. Ainda de acordo com o calendário, a primeira etapa da competição será em 21 de setembro e a relação dos estudantes, que participarão da 2º fase, está prevista para o dia 28 do mesmo mês. Já a segunda etapa está datada para 18 de outubro e cerimônia de premiação e divulgação do resultado será no dia 14 de novembro. A viagem dos vencedores, de acordo com Fred Amâncio, será em 2024. Mas, sem mês ou data definida. 

João Campos (à frente) durante o lançamento da Olimpíada de Matemática do Recife. Foto: Elaine Guimarães/LeiaJá

"Está lançada a Olimpíada de Matemática do Recife, a OMR. Lembrando que a Olimpíada de conhecimento é um mecanismo para você engajar os estudantes, junto ao desafio da Educação. Quando o meu pai lançou a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escola Pública, ele sabia que aquilo iria transformar a vida dos alunos das escolas. Eu tinha a obrigação de fazer isso como prefeito. A gente lança a Olimpíada e lança também uma premiação. Os primeiros colocados em cada categoria vão poder conhecer Orlando, a Disney, a Nasa. Tem uma premiação de uma viagem internacional para mostrar que vale a pena ir pelo caminho da Educação", salientou João Campos. 

Cerimônia de lançamento da OMR. Foto: Elaine Guimarães/LeiaJá

João Campos com alunos da rede municipal do Recife. Foto: Elaine Guimarães/LeiaJá

 

COMENTÁRIOS dos leitores