Personagens que marcaram a carreira de Tarcísio Meira

Ator eternizou na televisão mais de 60 trabalhos

por Paulo Uchôa seg, 16/08/2021 - 19:30
Reprodução/TV Globo Tarcísio Meira trabalhou na Globo durante 53 anos Reprodução/TV Globo

No último dia 12, a dramaturgia brasileira perdeu Tarcísio Meira, vítima da Covid-19. Sucesso em diversas produções na televisão, cinema e teatro, o ator encantou o público de casa ao defender papéis que continuam até hoje no imaginário de muita gente. Com mais de 60 trabalhos na TV, o marido da atriz Glória Menezes tornou-se referência para aqueles com quem contracenava, independemente se era novato ou veterano. Para deixar a arte de Tarcísio ainda mais viva, o LeiaJá relembra dez personagens eternizados por ele na Globo.

João Coragem

Janete Clair prendeu a atenção dos telespectadores, em 1970, quando escreveu 'Irmãos Coragem'. Na trama, que 25 anos depois ganhou um remake na Globo, o personagem João Coragem fez as pessoas torcerem por sua luta em um garimpo de Goiás. A cena que mostra o protagonista de Tarcísio Meira encontrando uma pedra preciosa marcou a história da teledramaturgia. Contracenando com Glória Menezes, Tarcísio arrancou elogios pela sua entrega na obra.

Antônio Dias

Em 1975, a novela 'Escalada' marcou também a carreira de Tarcísio Meira. A trama foi a primeira vez em que o ator não foi par romântico da esposa, a atriz Glória Menezes. O personagem dele viveu uma história de amor ao lado de Cândida, mocinha interpretada por Susana Vieira. Em entrevista ao 'Fantástico', após a morte de Tarcísio, Susana revelou que o ator lhe ajudou bastante em alguns momentos de sua atuação na novela de Lauro César Muniz.

Juca Pitanga

Tarcísio Meira foi um dos atores que brilhou em 'Coração Alado'. Escrita por Janete Clair, a trama narrava o drama de Juca Pitanga, que precisou viajar ao Rio de Janeiro na tentativa de ser reconhecido como um grande artista plástico. No decorrer da história, ele se dividia entre o amor de Catucha (Débora Duarte) e o de Vivian (Vera Fischer). 

Felipe de Alcântara

Quem acompanhava a carreira de Tarcísio Meira sabia que ele mergulhava fundo em qualquer papel. Na primeira versão de 'Guerra dos Sexos', em 1983, o ator fez sucesso interpretando Felipe de Alcântara. O personagem movimentava a trama pelo fato de querer se dar bem passando por cima da mãe, Charlô, vivida na época por Fernanda Montenegro.

Capitão Rodrigo Cambará

Entre abril e maio de 1985, Tarcísio Meira recebeu a incumbência de viver o Capitão Rodrigo Cambará em 'O Tempo e o Vento'. Baseada na obra de Érico Veríssimo, a minissérie foi exibida para celebrar os 20 anos da TV Globo, eternizando a atuação de Tarcísio. O personagem do ator tinha como ordem de estender as fronteiras do Rio Grande do Sul, participando então da Guerra dos Farrapos.

Renato Villar

A carreira de Tarcísio Meira não é só moldada em moços bondosos e homens engraçados. Em 1986, um ano após brilhar em 'O Tempo e o Vento', o ator interpretou em 'Roda de Fogo' o ambicioso Renato Villar. O protagonista da trama passava por cima de tudo e de todos para conquistar os seus objetivos, mas até se envolver com Lúcia (Bruna Lombardi). A vida dele muda quando um diagnóstico de tumor no cérebro vem à tona. A cena final, que mostra Renato morrendo nos braços de Lúcia, é um dos momentos mais emblemáticos do universo televisivo.

Bruno Lazzarini

Fãs do casal Tarcísio Meira e Glória Menezes foram às gargalhadas com o seriado 'Tarcísio & Glória'. Em 1988, a Globo colocou no ar a história atrapalhada de um empresário corrupto e de uma extraterrestre. Bruno Lazzarini e Ava se completavam quando o assunto era viver suas diferenças.

Diogo Santos Varela

Tarcísio Meira integrou o elenco da novela 'De Corpo e Alma'. Na trama de Glória Perez, o ator viveu o juiz Diogo Santos Varela, com quem voltou a contracenar ao lado de Bruna Lombardi. O personagem vivia um tórrido romance com Betina, deixando a esposa Antônia (Betty Faria) decepcionada com toda a situação. Os rumos mudam quando Betina morre e o coração dela é transplantado na doce Paloma (Cristiana Oliveira). Após o recebimento de um coração novo, Paloma passa a se apaixonar por Diogo. 

César Toledo

Tarcísio Meira e Glória Menezes voltaram a se contracenar na novela 'Torre de Babel'. Desenvolvido por Silvio de Abreu, em 1998, o folhetim o poder de César Toledo, um empresário que balançava com os sentimentos de Lúcia, vivida por Natália do Vale. Mesmo casado com Marta (Glória Menezes), César optou em se relacionar com sua paixão do passado.

Bóris

No início dos anos 2000, na faixa das 19h, a TV Globo tentou se distanciar de uma semelhança de 'Vamp'. Embora 'O Beijo do Vampiro' não tenha recebido a mesma repercussão da produção de 1991, Tarcísio Meira acabou conquistando muita gente com o personagem Bóris. O 'vampirão' de 800 anos, que tinha como aliada Mina D'Montmatre (Claudia Raia), prendia a atenção dos telespectadores quando se movimentava para ter um filho. A ideia de Bóris era ter um herdeiro para que a raça dos vampiros não acabasse em decorrência de uma maldição.

COMENTÁRIOS dos leitores