Confira cinco curiosidades sobre a Rede Globo

Segunda maior emissora de TV do mundo estreou no RJ há 52 anos

por Vinícius Tomei qua, 27/04/2022 - 23:43
Divulgação/Rede Globo Divulgação/Rede Globo

Nesta semana, a Rede Globo de Televisão completa 52 anos desde sua fundação. Líder de audiência e de faturamento no Brasil, é a segunda maior cadeia televisiva comercial do mundo (atrás somente da norte-americana ABC) e integra uma holding de comunicação composta também por emissoras de rádio, canais por assinatura, editoras, jornais, portais de notícia, canal de streaming etc. Por isso, o LeiaJá selecionou algumas curiosidades  sobre a empresa, confira:

• Pé direito com o Brasil: A Globo é conhecida por deter o direito dos principais eventos de futebol do Brasil. Com isso, a empresa detém o direito dos principais campeonatos nacionais e, por muito tempo, deteve o direito dos campeonatos internacionais que os brasileiros disputam. Porém, o primeiro grande evento esportivo transmitido pela emissora foi a Copa do Mundo do México, em 1970. Além de inaugurar o maior evento esportivo do mundo em sua emissora, a Globo transmitiu o tricampeonato da seleção.

• Primeira novela em cores: em 1973, a emissora produziu e levou ao ar a primeira novela a cores "O Bem Amado", com texto do dramaturgo Dias Gomes.

• Jornal Nacional: a forma como as notícias de TV chegavam aos brasileiros se transformou totalmente após a chegada do Jornal Nacional, em 1969. O Jornal Nacional foi o primeiro noticiário em rede nacional, a ser transmitido por sinal de satélite, graças ao consórcio internacional Intelsat. O programa jornalístico se tornou referência no país e é considerado o ápice do prime time, o horário nobre da programação da emissora.

• O programa mais antigo da emissora: todos os domingos, desde 1968, às 6h da manhã, é exibida a "Santa Missa em Seu Lar", um espaço dedicado à celebração religiosa da Igreja Católica.

• Sinal da Emissora: segundo dados da própria emissora, seu sinal chega a mais de 5.800 cidades, ou 98% dos municípios, com uma média de 170 milhões de telespectadores brasileiros. Fora do Brasil, a emissora está presente em mais de 100 países.

COMENTÁRIOS dos leitores