Veja programas da TV Cultura que marcaram os anos 2000

TV Cultura de São Paulo completa 62 anos nesta terça (20); programação infantil é destaque na emissora até hoje

por Camily Maciel ter, 20/09/2022 - 15:13
Reprodução / YouTube - megatempos Reprodução / YouTube - megatempos

 Hoje (20) completa 62 anos que a rede de televisão pública brasileira TV Cultura, foi fundada e inaugurada em São Paulo. Ela é conhecida por marcar gerações por meio de seus desenhos e séries. Se a sua infância foi entre os anos 90 e 2000, essa matéria pode trazer lembranças da época.

É bom lembrar que nem todos da lista foram exatamente lançados nos anos 2000, alguns antes e outros depois, mas todos eram destaque na programação nessa época. Confira alguns desenhos e séries que marcaram a infância de quem hoje está na casa dos 20 anos:

 Arthur – De 1996. Arthur tem oito anos e faz parte de uma família de porquinhos-da-índia. No desenho vemos sua vida, sua relação com a família e amigos, em casa, na escola e nas situações do dia-a-dia. Todos os personagens são animais. O desenho teve 23 temporadas. 

Caillou – De 1997. Caillou é um desenho animado que mostra a infância do menino Caillou, com apenas quatro anos, que vive sua aventura e descoberta do mundo. Os episódios sempre tinham algum ensinamento ou lição de moral, o que tornava o desenho bem bacana. Há teorias de que o menino tinha câncer e a história é narrada pela sua irmã Rose. 

Castelo Rá-Tim-Bum – De 1994. A série contava a história de Nino: um menino bruxo de 300 anos que morava com os tios em um castelo. Seus amigos fiéis Pedro, Biba e Zequinha sempre iam visitá-lo, e o vilão Dr. Abobrinha (ou Pompeu Pompilho Pomposo, como ele gostava de ser chamado) sempre se disfarçava para tentar comprar o castelo. Em um castelo cheio de magia, os telespectadores aprendem sobre música, fatos históricos, a lavar a mão e outros aprendizados.

 Cyberchase – De 2002. Cyberchase contava a história de três crianças: Inez, Matt e Jackie, e um pássaro chamado Dígito, que usavam a matemática para impedir que o vilão Hacker dominasse o mundo. O desenho era educativo por ter várias referências tecnológicas e pelo fato de as crianças utilizarem a matemática para resolver seus problemas. O desenho teve 12 temporadas.  

Jakers! As Aventuras de Piggley Winks – De 2006. A série infantil contava sobre o porquinho Piggley Winks, de oito anos, que vive aventuras com muita diversão junto dos amigos Danann O’Mallard e Fernando Toro, mais conhecido como Ferny. Todas as aventuras ocorrem na Fazenda Raloo, na Irlanda. Em momentos emocionantes eles sempre falam “Jakers!”, que é uma expressão irlandesa para alegria. Os episódios são construídos em torno de histórias contadas por Piggley, já avô, para seus três netos. 

 Os Flintstones – De 1960. Os Flintstones são uma família que vivem na Pré-História. O desenho rendeu outras séries animadas derivadas do mesmo, alguns filmes, e ganhou dois live-actions intitulados de “Os Flintstones” (1994) e “Os Flintstones em Viva Rock Vegas” (2000). Com 166 episódios, foi a primeira série animada de comédia a ser exibida no horário nobre da TV norte-americana.  

Os Sete Monstrinhos – De 2000. O desenho mostrava o cotidiano de uma família composta por sete irmãos que têm feições monstruosas e sua mãe. Algo engraçado no desenho é que os nomes dos personagens são números, de acordo com a ordem de nascença: um, dois, três, quatro, cinco, seis e sete. Eles são enormes e sua mãe é super pequena. O desenho teve 40 episódios. 

COMENTÁRIOS dos leitores