“Todos num só ritmo” é o slogan da Copa do Mundo no Brasil

Texto foi criado pela agência de comunicação brasileira Aktuel e apresentado pela Fifa, Col e Governo Federal

por Thiago Graf ter, 29/05/2012 - 21:52
Reprodução/Site da FIFA Ronaldo, Jérôme Valcke, Aldo Rebelo e Bebeto no anúncio do slogan Reprodução/Site da FIFA

O slogan oficial da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, foi divulgado na noite desta terça-feira. A FIFA, o Comitê Organizador Local (COL) e o Governo Federal apresentaram o "All in one rhythm" ou, em bom português (com uma leve diferença, mas sem perda de sentido): “Juntos num só ritmo”. De acordo com a entidade máxima do futebol, o texto é mais que um lema e, na verdade, representa a mentalidade que permeia toda a organização do evento.

O slogan foi criado pela agência de comunicação brasileira Aktuel, que competiu com outras cinco que haviam sido pré-selecionadas. As concorrentes precisaram produzir textos com versões em português e em inglês, levando em consideração os valores e o posicionamento do evento e do Brasil, além de repassar uma mensagem ao povo brasileiro. Ao todo, foram elaboradas 26 opções.

Durante a apresentação, o secretário geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, relatou que o slogan foi “o resultado de um esforço conjunto entre o Brasil e o mundo do futebol para encontrar uma mensagem unificadora que represente o toque único que o país oferecerá à Copa do Mundo da FIFA". Ele ainda complementou: "Com base na ideia central do 'ritmo', ele unirá as torcidas no Brasil e no exterior em torno do que será uma celebração colorida e vibrante em um ritmo exclusivamente brasileiro", ressaltou ao site da entidade.

Além de Valcke, estiveram na apresentação o ex-atacantes Ronaldo, integrante do Conselho de Administração do COL; Bebeto, que também faz parte do COL e Aldo Rebelo, ministro dos esportes. Para o gestor federal, o texto reforça a ideia de união. “O slogan é um convite para que todos os brasileiros se unam e celebrem o imenso sentimento de orgulho pela posição que o nosso país ocupa no cenário global e pelo nosso papel como anfitriões da Copa do Mundo da FIFA 2014”.

COMENTÁRIOS dos leitores