Sport faz manutenção nos gramados da Ilha e do CT

No campo principal da Ilha do Retiro, o tratamento teve início na última segunda-feira (22)

por Natália Santos ter, 23/12/2014 - 10:07
Augusto Cataldi/LeiaJáImagens/Arquivo Augusto Cataldi/LeiaJáImagens/Arquivo

Com o ano de 2014 praticamente encerrado, chegou a hora de dar aos gramados o tratamento especial para inicar os preparativos da temporada de 2015 em alto nível. Para isso, o Sport deu início a uma fase de manutenção nos gramados da Ilha do Retiro e do Centro de Treinamento do clube. Na última segunda-feira (22), o tratamento do gramado teve início no campo principal da Ilha do Retiro. 

O tratamento do gramado é dividido em três etapas: corte vertical, desemcompactação e aeração e top dressing. O trabalho que está sendo feito é o mesmo que foi executado antes da Copa do Mundo. “Posso dizer que melhora 100%, por isso temos que, sempre que possível, fazer esse trabalho de manutenção”, afirmou Luciano Alves de Moura, gerente de patrimônio do clube rubro-negro.

Moura detalhou como cada etapa é executada durante a manutenção: “Começa sempre pelo corte vertical, que tem a função de abrir a malha da grama, ocasionando o rejuvenescimento, promovendo novos brotos e eliminando o excesso da grama conhecida como colchão. Na descompactação e aeração, são utilizados pinos sólidos que perfuram o gramado, criando novos espaços para o desenvolvimento das raízes. A top dressing finaliza o processo e é uma operação onde é aplicada uma mistura de areia com substrato, visando regularizar a superfície e adicionar nutrientes para o solo”, concluiu o gerente. 

COMENTÁRIOS dos leitores