Parque Nacional estimula o turismo sustentável

ter, 22/05/2018 - 10:38

De acordo com o Ministério do Turismo, o ano de 2018 será marcado pelo turismo sustentável no Brasil. Além disso, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), 10% dos turistas do mundo buscam destinos ecológicos. Cada vez mais os turistas estão em busca de cidades e passeios que valorizam a natureza, as atividades ao ar livre e aventuras naturais.

A notícia é positiva para as cidades que possuem atrativos naturais, como Petrópolis. O município é cercado por 70% de Mata Atlântica e, desde o ano passado, está investindo em circuitos de ecoturismo, ecorrual e de aventura.

O principal atrativo dos turistas hospedados nas pousadas em Petrópolis é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do país, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do Brasil.

Só no ano passado, o parque registrou um total de 42.021 mil pessoas. Os visitantes podem aproveitar as belezas naturais do espaço para caminhar, andar de bicicleta (são mais de 200 quilômetros de trilha) e se banhar em suas cachoeiras.

Além do turismo no Parque, os turistas estão redescobrindo os circuitos ecorruais da cidade. Outro tipo de turismo que faz sucesso entre os visitantes de Petrópolis são os circuitos ecorrurais. O município conta com quatro principais circuitos: Araras-Videiras, dentro de um ambiente natural preservado, com passeios organizados de bicicleta, de jeep e caminhadas nas montanhas; Caminhos do Brejal, que é considerado pelos turistas e veranistas como um pequeno paraíso rural, com plantações de flores, ervas aromáticas, hortaliças e legumes, que fizeram da região uma referência na agricultura orgânica; Pedras do Taquaril, com uma região rodeada por serras a leste e a oeste, com caminhadas por belas trilhas guiadas, refeições em meio à natureza, piscinas naturais; e Vale do Bonfin, que tem como seu principal atrativo o Parnaso e proporciona vários circuitos de caminhadas leves a pesadas, banho de cachoeira e a famosa Travessia Petrópolis – Teresópolis.

A expectativa é que o movimento nos hotéis e pousadas em petropolis aumente com os circuitos e investimentos no turismo sustentável.

COMENTÁRIOS dos leitores