Justiça determina desocupação de pontos de bloqueio em PE

Determinação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) é válida para os bloqueios no Porto de Suape e na BR-101

ter, 29/05/2018 - 19:37

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinaram, nesta terça-feira (29), a desocupação imediata dos bloqueios na BR-101, em Jaboatão dos Guararapes, e da Avenida Portuária, no Porto de Suape, em Ipojuca. Segundo o TRF-5 e o TJPE, os bloqueios estão limitando o fluxo de combustíveis de Suape para as demais regiões do Estado. 

 As determinações incluem apreensão de veículos, expedição de multas, prisões por descumprimento de decisão judicial e indiciamento em inquérito da Polícia Federal. Oficiais de justiça já estiveram nos locais e notificaram os manifestantes. Nesta terça-feira, 120 caminhões-tanque foram escoltados do Porto de Suape para a Região Metropolitana do Recife e o Interior de Pernambuco. Segundo o Governo de Pernambuco, desde a última quarta-feira (24), 237 caminhões-tanque foram escoltados do complexo portuário até os pontos de distribuição.   

Também nesta terça, dois pontos de bloqueio montados na semana passada em Caruaru, no Agreste, foram espontaneamente desmobilizados pelos caminhoneiros. Os bloqueios estavam localizados na BR-104, na altura da Rodoviária, e no cruzamento da BR-104 com a BR-232. "Verificamos que, em alguns casos, caminhoneiros estão sendo ameaçados quando decidem retirar os veículos das vias”, afirmou o secretário de Defesa Social do Estado, Antônio de Pádua.

O protesto dos caminhoneiros chegou ao 9º dia nesta terça-feira (29). Eles são contra o aumento no preço do diesel. A PRF ainda não divulgou o balanço com os pontos de bloqueio que permanecem no Estado. O presidente Michel Temer pediu nesta terça que os caminhoneiros voltem ao trabalho. Ele disse, ainda, que vai cumprir o acordo com os manifestantes "no menor tempo possível". 

COMENTÁRIOS dos leitores