Beber cerveja aumenta o número de picadas de mosquito
O estudo foi realizado em dois países, que verificaram que a ingestão de cerveja atrai mais mosquitos e, consequentemente, o risco de doenças como o Zika, Chikungunya e Malária
Especialistas confirmam que beber cerveja aumenta o número de picadas de mosquito. Os estudos foram realizados no Japão e em Burkina Faso, país da África Ocidental, que verificaram que a ingestão de cerveja atrai mais mosquitos para o bebedor e, consequentemente, o risco de doenças como o Zika, Chikungunya e Malária.
Segundo publicação da BBC Brasil, na pesquisa japonesa foi testada uma dose de 350 ml de cerveja feita de cevada, para a atração do Aedes albopictus, parente próximo do Aedes aegypti. Já em Burkina Faso, os estudiosos deram aos participantes uma quantidade não informada de cerveja feita com sorgo, localmente chamada de dolo, para verificar o resultado sobre a espécie Anaphoneles gambiae, responsável pela transmissão da malária.
Nos dois estudos, se notou um aumento significativo na atração dos insetos. O professor titular do Departamento de Microbiologia, imunologia e parasitologia (MIP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Carlos Brisola Marcondes, em entrevista à BBC, diz que os autores supuseram que com a cerveja haveria maior produção de cairomônios, que são substâncias voláteis vindas dos bebedores - o que atrairia os mosquitos.