ES: falta de refrigeração pode ter 'estragado' 547 vacinas

Um problema de temperatura na câmara fria da Unidade de Saúde do bairro Vila Batista, em Vila Velha, pode ter comprometido a eficácia das vacinas

por Paula Brasileiro ter, 16/02/2021 - 13:17
Pixabay Doses foram enviadas para análise laboratorial Pixabay

A cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, pode perder 547 doses de vacina contra o coronavírus. Um problema de refrigeração em uma unidade de saúde local pode ter comprometido a eficácia dos imunizantes. As doses foram encaminhadas para avaliação no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), no Rio de Janeiro.

Através de nota enviada à imprensa, a prefeitura de Vila Velha informou ter ocorrido um problema de temperatura na câmara fria da Unidade de Saúde do bairro Vila Batista, o que pode ter comprometido a eficácia das vacinas. O imunizante pode ter sua qualidade comprometida em caso de armazenamento em temperaturas inadequadas. Sendo assim, 547 doses da vacina foram enviadas para análise no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), no Rio de Janeiro. O procedimento deve levar até 30 dias para ser concluído. 

Vila Velha recebeu mais de 200 mil doses de imunizantes, através do Governo Federal, e já imunizou 20.386 pessoas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o plano de vacinação da cidade não será afetado pelo problema com o lote enviado para averiguação. 

COMENTÁRIOS dos leitores