Covid-19: número de jovens internados cresce 197% em PE

Por outro, entre os idosos com mais de 85 anos houve uma redução de 33% das internações nos leitos de UTI

por Jameson Ramos qui, 15/04/2021 - 17:55
Ian Frraz/ Agência Brasília Isso pode ser reflexo da despreocupação dos jovens com a doença Ian Frraz/ Agência Brasília

Comparando as duas primeiras semanas do ano com as duas últimas semanas, Pernambuco teve um aumento de 197% das internações de jovens que estão na faixa etária de 20 a 39 anos. Segundo o secretário de Saúde do Estado, isso reforça a preocupação com essa população "que tem a falsa sensação de menor risco e estão se protegendo, ao que tudo indica, menos do que as pessoas de mais idade". 

Longo diz que entre uma parte dos idosos, a Secretaria Estadual de Saúde está percebendo o efeito inverso, com menos idosos sendo internados, o que deve ser a progressão das vacinações contra a Covid-19. Entre os primeiros idosos imunizados com a primeira dose da AstraZeneca, aqueles com mais de 85 anos, houve uma redução - comparando as duas primeiras semanas do ano com as duas últimas - de 33% das internações nos leitos de UTI desse público. 

Esses idosos, inclusive, ainda devem tomar a segunda dose do imunizante nos próximos dias, visto que tomaram a primeira dose no dia 25 de janeiro. Para a segunda vacinação são necessários 3 meses de espera. 

"Nas demais faixas de idosos ainda não houve queda, mas o crescimento foi num ritmo menor que entre os jovens. Apenas nas faixas entre 60 e 69 anos, onde muitos sequer ainda foram imunizados, a gente notou um ritmo maior de internações, que supera os 200% de internações", explica o secretário de Saúde.

Ou seja, os idosos entre 60 e 69 anos são os que mais sofrem, juntamente com os jovens de 20 e 39 anos. André salienta que as ações da população são determinantes para que as coisas melhorem no Estado, inclusive, para as mudanças nas medidas de restrições para o plano de convivência. 

Vacina

Nas primeiras horas da sexta-feira (16), após um pequeno atraso, o Governo de Pernambuco deve receber mais um lote com 255 mil doses das vacinas, sendo 102.400 doses da CoronaVac e 152.750 doses da AstraZeneca. Essa nova remessa deve começar a ser enviada aos municípios pernambucanos durante a manhã da própria sexta. 

"Estamos fazendo de tudo para acelerar a imunização em nosso Estado. Até agora, sem contar com as doses que chegaram, 1,5 milhão de doses já foram aplicadas em Pernambuco", pontua Longo.

O secretário complementa dizendo que o Estado tem capacidade de vacinar em um ritmo maior, precisando de mais vacinas para conseguir colocar em prática toda a sua estrutura de vacinação.

COMENTÁRIOS dos leitores