Estudo aponta que Covid se replica em glândulas salivares

Autor da pesquisa afirma que este é o primeiro relato de um vírus respiratório capaz de proliferar na região salivar

por Rafael Sales qua, 07/07/2021 - 21:19
Pixabay/Mathew Wafflecat Pixabay/Mathew Wafflecat

De acordo com um novo estudo desenvolvido pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), o novo coronavírus pode infectar e se replicar no corpo humano por meio das glândulas salivares. Assim que o resultado do estudo foi revelado pela Agência Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a descoberta foi publicada em um dos grandes jornais acadêmicos da Europa, “The Journal of Pathology”.

Durante o processo de pesquisa, descobriu-se que acontece um fenômeno envolvendo as glândulas salivares. Quando o indivíduo é infectado pelo novo coronavírus, os tecidos responsáveis pela produção e secreção da saliva, funcionam como uma espécie de reservatório para o vírus. De acordo com um dos autores da pesquisa, este é o primeiro relato de um vírus respiratório capaz de infectar e se replicar através das glândulas salivares.

Apesar de já estar comprovado cientificamente, estudos anteriores já mostravam que a região salivar apresenta uma enzima, que pode fazer uma partícula da Covid-19 se conectar e infectar as células. Além disto, outro grupo de estudos também sugeriu a presença deste processo no meio animal, e também pôde ser observado que tecidos salivares são alvos do coronavírus.  

Desta forma, especialistas apontam que o uso de máscara continua sendo imprescindível, além do cuidado em ambientes de preparo de comida, que possuem alimentos expostos. A descoberta chega no momento em que o mundo atinge a marca de 4 milhões de mortes pela Covid-19. Mais de 13% dessas fatalidades aconteceram no Brasil, que atualmente é o país que possui maior média diária de novas vítimas da Covid-19 no planeta, segundo a Our World in Data.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores