Noronha registra mais quatro casos de Covid-19

No total, o arquipélago de Fernando de Noronha tem 745 casos da doença desde o início da pandemia. Destes, 728 pessoas se recuperaram e outras cinco faleceram

por Kauana Portugal sex, 20/08/2021 - 09:46
Agência Brasil/Arquivo Registro da Ilha de Fernando de Noronha Agência Brasil/Arquivo

De acordo com boletim divulgado pela Administração de Fernando de Noronha (PE), na noite desta quinta-feira (19), foram registrados mais quatro casos positivos de Covid-19 na ilha. O documento aponta ainda duas curas clínicas de pacientes que antes estavam em isolamento domiciliar, outros 12 infectados seguem em quarentena.

Noronha tem 745 casos da doença desde o início da pandemia, contudo, 663 aconteceram no arquipélago e 82 são importados. Destes, 728 pessoas se recuperaram e cinco óbitos foram confirmados.

Desde o dia 21 de dezembro de 2020, a Ilha exige um novo protocolo de segurança para a entrada de turistas. É preciso realizar um exame RT-PCR com 48 horas de antecedência da viagem, e apresentar o documento no balcão da companhia aérea contratada. Também é necessário deixar uma cópia do laudo no desembarque em Noronha.

Quem já teve a Covid-19 deve apresentar o exame RT-PCR com o resultado positivo realizado no mínimo 20 dias antes do embarque ou, no máximo, 90 dias antes. Também vale o exame reagente de IgG por sorologia (de sangue), feito, no máximo, 90 dias antes da viagem para a ilha. 

Os exames de saída agora são por amostragem. É feito um sorteio automático, através do sistema do Controle Migratório, de 30% dos passageiros de cada voo ou embarcação que chega à Noronha. As pessoas sorteadas precisam fazer um novo teste RT-PCR no arquipélago. O passageiro é avisado antecipadamente sobre a data do teste, sendo este mesmo protocolo válido para moradores e trabalhadores. 

COMENTÁRIOS dos leitores