Dia do Médico Veterinário é celebrado nesta semana
Profissional lembra sobre a relevância deste profissional, que vai muito além do cuidado da saúde dos pets
Nesta quinta-feira (9), comemora-se o Dia do Médico Veterinário. A data foi instituída nessa ocasião, já que em nove de setembro de 1933 foi assinado um decreto que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no Brasil. De acordo com os dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em 2017 havia cerca de 118 mil profissionais da saúde nesse segmento em todo o país, já em 2020, esse número saltou para quase 155 mil.
Carlos Moraes está incluído nesse número e além de ser médico veterinário, ele também é especialista em animais silvestres e exóticos. Moraes conta que sua profissão tem uma contribuição histórica que vai desde a saúde pública, até a domesticação do animal, atualmente tido como membro da família. Além disso, as descobertas de medicamentos e doenças impulsionaram o estudo da medicina veterinária, que por sua vez, colaboraram para a medicina humana.
Segundo o especialista, há a visão estereotipada de que o médico veterinário apenas cuida dos animais, o que não está errado. “Existem os que trabalham em laboratórios, fábricas, inspeção, área comercial e muito mais. Cada vez mais o leque para médicos veterinários aumenta e aos que seguem a carreira clínica/cirurgia, mais e mais especialidades surgem no intuito de evoluir o atendimento médico dos animais”, esclarece Moraes.
Motivação para seguir na profissão
Trabalhar na medicina é uma oportunidade de cuidar da vida de outras pessoas, e segundo o especialista, seus momentos mais marcantes e memoráveis são aqueles que ele devolve seu paciente com o rabo balançando, se esfregando no tutor, ou nadando no aquário sem virar a cabeça para cima. “Seja um cão, um gato, uma calopsita ou um peixe. O que faz a minha profissão a melhor e mais memorável, é curar, aprender com meus pacientes, evoluir como ser humano, e aprender a amar da forma que todos os animais nascem sabendo”, enaltece.
Moraes conta que suas experiências e histórias na profissão servem também para inspirar pessoas, assim como na ocasião em que estudava medicina veterinária, e trabalhava como professor de inglês. Havia uma aluna, com cerca de 14 anos, que na época se encantou com os relatos de Moraes, sobre como era a experiência em estudar medicina veterinária. E hoje, a antiga aluna é formada na área.
Importância de celebrar a data
O profissional conta que o Dia do Médico Veterinário é importante para lembrar que esses profissionais estão presentes na vida da população, nos mínimos detalhes. “Tomou seu pingado hoje de manhã com pão na chapa? Foi um veterinário que inspecionou o leite e a manteiga que comeu. E o bife que comeu na hora do almoço? Também foi inspecionado pelo médico veterinário. Por fim, creio que a data corrobora e enfatiza a importância do médico veterinário na sociedade”, finaliza Moraes.