O que é Leucoplasia, que fez Lula passar por cirurgia?

O presidente eleito teve de passar por uma cirurgia no domingo (20), para retirar as lesões

seg, 21/11/2022 - 19:11
João Velozo/LeiaJáImagens/Arquivo O presidente eleito Lula (PT) João Velozo/LeiaJáImagens/Arquivo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou passar por um procedimento cirúrgico no domingo (20), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para retirar lesões na laringe. O diagnóstico de Leucoplasia foi identificado no último dia 12, após a realização de exames de rotina mostrarem “alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”. 

No Twitter, o petista informou sobre o procedimento realizado e disse já estar bem. Ele recebeu alta às 7h45 desta segunda-feira (21). 

Embed:

De acordo com o cirurgião-dentista Gabriel Levino ao LeiaJá, a Leucoplasia é uma lesão ocasionada por mudanças no tecido afetado e que, se não tratada, pode aumentar o risco de desenvolver um câncer. “É a lesão mais comum desse tipo e tem uma predileção pelo sexo masculino (acima dos 40 anos). Sua aparência é de uma placa ou mancha branca, não destacável por raspagem, acometendo qualquer região da cavidade oral”, explicou. 

Apesar da causa da doença ser desconhecida, é sabido que há uma relação com o tabaco, álcool, infecção por microorganismos e radiação ultravioleta, informou Levino. “A maneira de prevenir contra esse tipo de lesão é evitar a exposição a esses agentes, mas não é uma garantia. É necessário realizar uma biópsia incisional (retirada de parte do material da lesão para análise em laboratório) para poder descartar outras alterações/lesões semelhantes e seu tratamento é a remoção cirúrgica”, detalhou.  

O principal sintoma da leucoplasia na laringe é a rouquidão, mas que pode também provocar a sensação de incômodo por um possível corpo estranho na garganta, dor ao engolir e fadiga ao falar. A cirurgia pode ser indicada como tratamento primário em casos decorrentes de fatores não modificáveis, ou que possam proporcionar maiores riscos à saúde. 

Por já ter tido um câncer no local e ter passado por mais de 30 sessões de quimioterapia em 2011, Lula tem uma atenção mais voltada à região da laringe, ainda que esteja curado da doença. Os exames recentes mostram "completa remissão do tumor”, segundo a assessoria do petista.  

COMENTÁRIOS dos leitores