PSB lança coletânea com os discursos de Eduardo Campos

Obra composta por oito livros foi organizada a partir das principais falas do socialista como governador de PE

por Élida Maria seg, 10/08/2015 - 12:13 Atualizado em: seg, 10/08/2015 - 15:57
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Renata recebeu a coletânea das mãos do presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Reunindo lideranças políticas locais e nacionais, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), lançou nesta segunda-feira (10), no Recife, uma coletânea de oito livros com os principais discursos do ex-governador Eduardo Campos. O evento em comemoração aos 50 anos de vida do ex-líder socialista, caso estivesse vivo, também reuniu familiares como a viúva, Renata Campos, os cinco filhos do casal, a mãe e ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, e o irmão e advogado, Antônio Campos. 

A obra organizada pelo ex-secretário de Imprensa do governo Campos e atual gestor do Arquivo Público de Pernambuco, Evaldo Costa, reúne os principais discursos do ex-presidenciável desde sua primeira gestão no governo, em 2007, até 2014, quando seguiu voos nacionais para a campanha de presidente da República. “Eu e minha equipe tomamos o cuidado de guardar todos os discursos de Eduardo Campos a partir dali (de 2007). Os assessores tinham esta responsabilidade de transcrever todos os discursos assim que terminavam os eventos. Foi tarefa que muitos tomaram conta”, explicou Costa. 

Segundo o gestor do Arquivo Público de Pernambuco e membro da Fundação João Mangabeira, os livros são fruto de pensamentos do socialista que ele não teve tempo nem a oportunidade de transcrevê-los. “Estão registradas suas falas em várias localidades, com empresários, com estudantes, com trabalhadores rurais, onde ele teve tempo de conversar e falar sobre os problemas nacionais. É um material de consulta e de referência”, sugeriu. 

Enaltecendo a gestão de Campos, Evaldo Costa, enfatizou que a obra tem, ainda, o intuito de manter viva a presença do ex-líder. “É um material que vai contribuir para manter viva, mas do que nunca, a presença de Eduardo Campos, como um grande líder da política brasileira, um estadista que cumpriu sua missão num estado pequeno do Nordeste, mas que deixou missões para ser apropriadas e para ser eternizadas num país e em qualquer tempo”, destacou. 

Para o presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, a obra é uma orientação para gestão pública. “Hoje estamos aqui lançando a coletânea de seus discursos que retrata a evolução dos quase oito anos de governo aqui em Pernambuco, mostra um período exitoso deste estado. E esse material é de registro e pesquisa, mas também, de orientação de quem quer praticar a nova política que Eduardo sempre praticou e sempre pregou”, descreveu. 

Casagrande aproveitou o momento para pontuar o quanto aprendeu com Campos. “Aprendemos muito com Eduardo, mas os nossos amigos pernambucanos sugaram mais. A Fundação Mangabeira se orgulha em colaborar para termos Eduardo sempre vivo. Sua obra o torna sempre imortal”, ressaltou, entregando simbolicamente a coletânea a Renata Campos. 

Serviço - A coletânea conta com oito livros com os principais discursos de Eduardo Campos desde sua primeira gestão como governador. A obra custa R$ 260.

COMENTÁRIOS dos leitores