Prefeitos e governadores apostam em 'corrida da vacinação'

Em clima descontraído, gestores competem para ver quem vacinará mais pessoas contra a Covid-19 em menos tempo

por Vitória Silva seg, 14/06/2021 - 17:44
Divulgação/Governo de São Paulo 1ª vacinada do Brasil, Monica Calazans, vacina o governador João Doria. Divulgação/Governo de São Paulo

Nas redes sociais, governadores e prefeitos brincam sobre a “corrida da vacina”, acompanhando de perto o ritmo da vacinação nos estados brasileiros. O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o governador paulista João Doria (PSDB) e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), são algumas das figuras que aderiram à “maratona”, interagindo com colegas da política e com a população por meio de perfis na internet, onde fazem apostas entre si.

“Esse Flávio Dino está impossível. Até rave da vacina o homem está fazendo no Maranhão.  Ainda vou pensar se dá para arrumar confusão com ele”, escreveu Eduardo Paes sobre o gestor maranhense, em resposta ao tweet da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) falando sobre a “corrida da imunização”.

Embed:

No mesmo fio, Dino falou que a “confusão” está comprada, prometendo fazer um “arraial” da vacinação, brincando sobre celebrar com figuras do folclore nortista e até mesmo convidar a cantora maranhense Alcione.

O governador João Doria, que é ativo nas redes, frequentemente responde aos seguidores e atualiza a população sobre o mapa de vacinação contra a Covid-19. Atualmente, São Paulo é o estado que mais vacinou, em números brutos, no Brasil, tendo aplicado vacinas em 19.334.259 pessoas, até a atualização desse domingo (13), às 20h.

O estado, no ranking de proporcionalidade, aparece em 3º lugar entre os estados que mais vacinaram completamente (duas doses) a população, tendo vacinado 12,86% dos paulistas e estando atrás apenas do Rio Grande do Sul (14,23%) e do Mato Grosso do Sul (13,84%).

Segundo o ranking do Our World In Data, que acompanha a vacinação em tempo real e considera no posicionamento a quantidade de pessoas completamente vacinadas, o Brasil aparece na 20º posição. Já segundo o ranking da Oxford, que considera tanto os números gerais — onde o Brasil, de forma bruta, estaria em 4º lugar —, quanto os calculados proporcionalmente em relação à população, o Brasil aparece em 78º entre 190 países e territórios.

Até o domingo (13), 54.607.404 de pessoas tomaram a primeira dose de vacinas contra a Covid no Brasil, o que corresponde a 25,79% da população. Já a segunda dose foi aplicada em 23.659.355, o que dá 11,17% da população. No total, somando a primeira e a segunda doses, 78.266.759 doses da vacina foram aplicadas.

COMENTÁRIOS dos leitores