Yanomami diz que pedido de ajuda a Mourão foi ignorado

Dário Kopenawa, liderança da etnia indígena, chegou a encontrar ex-presidente pessoalmente para abordar problemas com garimpeiros

ter, 24/01/2023 - 12:57
Romério Cunha/VPR Ex-vice-presidente Hamilton Mourão, do Republicanos Romério Cunha/VPR

O indígena Dário Kopenawa, liderança yanomami, revelou que encontrou pessoalmente o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), para fazer denúncias e demandas com relação à invasão das terras yanomami pelo garimpo ilegal. A data do encontro não foi mencionada, mas o representante da etnia informou que os pedidos foram ignorados posteriormente, apesar do acordo feito informalmente durante a reunião.

“Eu conversei pessoalmente com o vice-presidente Hamilton Mourão para tomar as providências mais urgentes e retirar os garimpeiros da Terra Indígena Yanomami. Não aconteceu nada e não foram tomadas as providências do que eu pedi na presença do vice-presidente Mourão”, disse a liderança. O relato foi feito à jornalista Renata Lo Prete, durante a exibição do Jornal da Globo.

Dário é filho de Davi Kopenawa e vice-presidente da Associação Hutukara, que representa o povo. Ele explicou à Renata Lo Prete como a situação foi se agravando ao longo dos últimos anos, principalmente com o avanço do garimpo.

Além das disputas fundiárias, a exploração da terra durante a atividade ilegal tem tido forte impacto ambiental no povo yanomami. Um levantamento do Ministério dos Povos Indígenas mostra que mais de 500 crianças yanomamis morreram por contaminação por mercúrio, desnutrição e fome, "devido ao impacto das atividades de garimpo ilegal na região". 99 das vítimas faleceram apenas em 2022.

A liderança diz que o garimpo levou mais violência e mortes à terra indígena. “Mais doença, mais violência e mais mortes. E o cenário do garimpo ilegal também piorou a duras consequências da pandemia do coronavírus, que também agravou bastante”, declarou Dário. Segundo ele, no momento, a maior demanda do seu povo é por enfermeiros, nutricionistas e medicamentos.



LeiaJá também

- - > ‘Declarada emergência por desassistência ao povo Yanomami’ 

COMENTÁRIOS dos leitores