Opinião: porque o Facebook pagou 1 bi pelo Instagram

O Facebook poderia estar com medo. Não do que o Instagram é, mas sim, do que ele poderia ser

qua, 11/04/2012 - 15:51 Atualizado em: qua, 11/04/2012 - 17:57
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Mark Zuckerberg é muitas coisas. Problemático, polêmico, mercenário e genial. Mas ele certamente não é bobo. 

Sua empresa, o Facebook, comprou o Instagram, o popular sistema de edição e veiculação de imagens em dispositivos móveis. Tem uma base de usuários crescente, e que crescerá ainda mais com a disponibilização do software para plataformas android. Estava avaliado, a um ano atrás, como uma propriedade intelectual (IPO) de cerca de 100 milhões de dólares.

Sem grandes mudanças neste meio tempo, o que teria feito o cabeça do Facebook a abrir a carteira para um valor tão enorme? A resposta pode ser analisada olhando um post do próprio Zuckerberg em sua página do Facebook. "É um marco importante para o Facebook, por que é a primeira vez que adquirimos um produto e companhia com tantos usuários. Não planejamos fazer isso muitas vezes, e talvez nunca mais. Mas prover a melhor experiência de compartilhamenteo de fotos é uma das razões pelas quais tantos amam o Facebook, e sabíamos que valeria a pena unir as duas companhias", disse o fundador.

A meu ver, o Facebook estava morrendo de medo. Não do que o Instagram é, mas sim, sobre o que ele poderia ser, e o que ele poderia fazer ao Facebook no futuro. A razão é simples: O Facebook é uma plataforma medíocre para a forma como fazemos e consumimos fotos hoje.

Toda a filosofia de design da experiência da rede social de Zuckerberg funciona em cima de um desktop fixo: os aplicativos para plataformas móveis são bastante inferiores ao nível de experiência da página do Facebook na web. Já o Instagram é uma experiência nascida e voltada para celulares e artefatos móveis, e que estava se popularizando como centro de distribuição, edição e divulgação de fotos. O real álbum de fotos da web - e com a tendência de integração entre aplicativos sendo a nova moda nas áreas de desenvolvimento, não seria impossível que o Instagram ameaçasse o Facebook mais adiante, como o próprio Zuckerberg o fez com redes sociais anteriores.

Tanto o Facebook quanto o Instagram partem da ideia de compartilhamento de fotografias. Mas, enquanto o Facebook se tornou uma ferramenta, o Instagram apostou numa proposta emocional artística e nostálgica. Usa-se o Facebook, mas as pessoas consideram suas fotos de Instagram pequenas obras de arte. Razão versus emoção e fotos são algo que a emoção fala mais alto. E tudo isto vale 1 bilhão de dólares, pelo jeito.

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