Holanda terá primeiras casas habitáveis impressas em 3D

Primeira casa deverá estar pronta para receber seus moradores no primeiro semestre de 2019

por Nathália Guimarães qui, 07/06/2018 - 10:48
Divulgação/Universidade Tecnológica de Eindhoven Cinco casas de concreto serão criadas no final deste ano Divulgação/Universidade Tecnológica de Eindhoven

As primeiras casas habitáveis do mundo criadas a partir da tecnologia de impressão 3D serão construídas na cidade holandesa de Eindhoven - uma iniciativa que, segundo os desenvolvedores, ajudará a transformar a indústria da construção.

As cinco casas de concreto serão criadas no final deste ano como parte de uma colaboração entre a Universidade Tecnológica de Eindhoven e vários parceiros que garantirão que as residências atendam aos padrões de vida e possam ser habitadas confortavelmente.

Segundo a universidade, a primeira casa, que terá apenas um piso, deverá estar pronta para receber seus moradores no primeiro semestre de 2019. As outras quatro residências terão vários andares.

Inicialmente, as peças serão impressas na universidade, mas a intenção é mudar toda a operação para o canteiro de obras. O grupo por trás do projeto já construíu a primeira ponte de concreto usando uma impressora 3D, que é atualmente usada por ciclistas na vila holandesa de Gemert.

A equipe disse que a natureza precisa da impressão em 3D significa que menos materiais serão desperdiçados durante o processo de construção, ao mesmo tempo em que facilita a personalização das casas para satisfazer desejos de cada consumidor.

Outra vantagem importante é a sustentabilidade, uma vez que menos concreto é necessário e, portanto, muito menos cimento, o que reduz as emissões de gases de efeito estufa como o CO2.

LeiaJá também

--> Microsoft instala data center no fundo do mar escocês

COMENTÁRIOS dos leitores