Quase 180 prisões em operação mundial contra a 'dark web'

Ação correu nos EUA, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Áustria e Suécia

ter, 22/09/2020 - 15:53
Johannes EISELE (Arquivo) Um policial de alfândega dos EUA com seu cão farejador procura drogas no correio do Centro de Seleção Postal do aeropoto John F. Kennedy, em Nova York Johannes EISELE

Uma grande operação contra criminosos da "dark web" - uma área oculta da Internet - levou à prisão de 179 supostos vendedores ilícitos na Europa e Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira a Europol, a agência policial europeia.

A polícia americana prendeu 121 pessoas, enquanto outros suspeitos foram detidos na Alemanha, Reino Unido, Holanda, Áustria e Suécia, afirmou a Europol em um comunicado.

De acordo com a agência com sede em Haia, os suspeitos participaram de dezenas de milhares de vendas de produtos ilícitos na "dark web", repleta de atividades ilegais.

A operação, na qual participaram várias agências governamentais americanas, incluindo o FBI, resultou na apreensão de mais de 6,5 milhões de dólares (5,5 milhões de euros), em dinheiro e em moedas virtuais.

A polícia também confiscou aproximadamente 500 kg de drogas, entre elas fentanil, oxicodona e heroína, assim como cerca de 60 armas de fogo, informou a Europol, que coordenou seu trabalho com a unidade de Cooperação Judicial Europeia, Eurojust.

Este anúncio "envia uma mensagem contundente" aos criminosos ativos na "dark web", destacou Edvardas Šileris, diretor do Centro Europeu de Crimes Cibernéticos da Europol.

"A Internet oculta já não é mais oculta e sua atividade anônima já não é mais anônima. As forças de ordem estão determinadas a perseguir os criminosos, não importa onde operem, seja nas ruas ou atrás de uma tela de computador", acrescentou Šileris no comunicado.

COMENTÁRIOS dos leitores