Portões abertos para as provas do Enem 2019

Neste domingo (3), primeiro dia do Exame, candidatos enfrentam questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação

por Nathan Santos dom, 03/11/2019 - 12:09
Nathan Santos/LeiaJáImagens Estudantes já podem entrar nos locais de prova do Enem Nathan Santos/LeiaJáImagens

Os portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão abertos. Neste domingo (3), primeiro dia do processo seleivo, exatamente às 12h, conforme o horário de Brasília, os prédios de realização do certame foram liberados para a entrada dos candidatos. Em todo o Brasil, mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram na edição 2019 do Enem.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), existem 10.133 locais de aplicação distribuídos em 1.727 municípios. Os portões fecham às 13h e o início do Exame é às 13h30, conforme o horário de Brasília. 

"A pessoa tem que estar confiante e tranquila, tem que pensar positivo para ler a prova com atenção", afirma Cibele Cristina da Silva, de 21 anos. Essa é a segunda vez que a estudante tenta passar na prova e este ano tentará para Pedagogia. Acordada desde às 5h, jovem veio do bairro de Curado V. Para estar pontualmente no exame "cheguei aqui era umas 9h", disse, em entrevista ao LeiaJá.

Neste primeiro dia do Enem 2019, os candidatos respondem 90 questões de Ciências Humanas, Linguagens, além da redação. Ao todo, a duração do Exame é de cinco horas e 30 minutos.

No dia 10 de novembro, os estudantes vão encarar quesitos de Ciências da Natureza e matemática. Na ocasião, os feras também terão 90 questões.  

COMENTÁRIOS dos leitores