Hemerson Moura não quer ser conhecido como ‘novo Cristo’

Ator que substituirá José Pimentel na Paixão de Cristo do Recife prefere ser visto como aquele que ajudará na continuidade do espetáculo

por Paula Brasileiro ter, 12/12/2017 - 18:51
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens Para Hemerson, José Pimentel é um ícone Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Hemerson Moura, de 39 anos, ator há 16, foi escolhido como sucessor de José Pimentel no papel de Jesus na edição de 2018 da Paixão de Cristo do Recife. Após uma seletiva que durou cerca de quatro meses, ele desbancou outros 26 candidatos e ganhou o papel. Nesta terça (12), o ator falou sobre a conquista e o desafio.

Hemerson não quer ser visto como substituto, muito menos como um “novo Jesus”, mas sim como um ator que está dando continuidade ao trabalho iniciado por Pimentel. O papel, aliás, não será de todo novidade para ele. O ator interpretou Cristo durante 11 anos numa encenação de um grupo amador de Jaboatão dos Guararapes, onde mora. Mas, apesar da experiência, Hemerson ainda não sabe como será atuar para o grande público da Paixão de Cristo do Recife: “Tenho minhas técnicas pessoais, como artista, para me preparar. Meu desejo é trabalhar e estudar para que esse Cristo chegue à altura deste espetáculo”.  

Sobre substituir José Pimentel, que deu vida ao personagem por quatro décadas, Hemerson é cuidadoso: “O que eu tenho dentro de mim é que eu não estou entrando para substituí-lo mas sim para ajudá-lo a contar esta história e continuá-la. Não gosto do título de ‘novo Cristo’. Gosto quando dizem que sou o ator que vai interpretar o espetáculo dirigido por ele (Pimentel)”.  O sucessor garante que tentará fazer o máximo para agradar o diretor, que para ele é um ícone, mas não só a ele como todo ao público: “Eu estou levando o meu coração para este personagem”. Sobre encarnar Cristo por 40 anos, como fez seu antecessor, ele é rápido na resposta: “Quero pensar e trabalhar esse personagem para 2018, se houver possibilidade para outros anos... Não sei como lidar com isso ainda”. 



COMENTÁRIOS dos leitores