Tópicos

Pernambuco vai sediar, na próxima sexta-feira (3), o encontro “Diálogo Brasil” que pretende discutir a atual conjuntura nacional, ouvindo a população sobre os principais pontos em análise no Congresso Nacional. Esta é a quarta edição do seminário que vem sendo promovido pelos Partidos Socialista Brasileiro (PSB), Popular Socialista (PPS) e Verde (PV). O debate será realizado a partir das 9h30, no Hotel Golden Tulip, na Zona Sul do Recife. 

O encontro, que englobará a região Nordeste, vai ser pautado em torno do tema “Desenvolvimento Regional e o Pacto Federativo”. A economista Tânia Bacelar deve provocar os convidados para refletirem sobre o processo de regionalização do Brasil e perspectivas de desenvolvimento no país. Participam ainda o economista e professor da Universidade Federal do Ceará, Jair Amaral; o advogado e ex-deputado federal, Maurício Rands; e o economista e diretor da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Augusto Costa. 

##RECOMENDA##

O governador Paulo Câmara e o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, ambos do PSB, vão apresentar o modelo de gestão adotado implantado no comando do Estado e da capital pernambucana. Outros governadores da região, prefeitos, parlamentares e lideranças políticas são aguardados no encontro. A mediação do seminário será feita pelo presidente da Fundação João Mangabeira e ex-governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. O evento será transmitido ao vivo pela Fundação João Mangabeira.

A Aliança PSB-REDE-PPS realiza no próximo sábado (22), em Porto Alegre, o seu primeiro Encontro Regional Programático, que visa discutir e aprofundar as Diretrizes do Programa de Governo da Aliança. O evento começa às 9h, na Assembleia Legislativa, com as presenças da ex-senadora Marina Silva (PSB) e do governador de Eduardo Campos (PSB).

“Esse encontro é uma das oportunidades para debater o programa da Aliança com as bases dos partidos envolvidos, para que ele seja uma expressão do pensamento dessa militância”, afirmou o coordenador da Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade, Bazileu Alves Margarido.

##RECOMENDA##

De acordo com o primeiro secretário nacional do PSB, Carlos Siqueira, o encontro inicia uma nova etapa visando à elaboração do Programa de Governo. “Vamos ouvir a opinião e as propostas das lideranças políticas e sociais e, também, a militância dos três partidos, com o objetivo de apresentar um programa que reflita as reais necessidades de cada região do nosso país e de sua população”, disse.

O evento reúne militância, filiados, especialistas dos partidos envolvidos e lideranças do PSB, REDE e PPS nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Após a abertura do encontro, os participantes reúnem-se em seis Grupos de Discussão, divididos entre os cinco temas das Diretrizes e um específico para políticas regionais. As conclusões serão relatadas no encerramento e contribuirão para a continuidade dos debates.

O próximo Encontro Regional Programático acontece na região Sudeste, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 15 de março.

O senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB), após cerca de um mês em recesso, retomou os encontros regionais para debater a construção do programa de governo que deverá ser apresentado pelos tucanos no processo eleitoral deste ano. Neves participou, nessa sexta-feira (7) do Encontro Regional do Noroeste Paulista, em Araçatuba, em São Paulo. No evento políticos e empresários discutiram a falta de investimento do Governo Federal no setor do etanol, que alimenta a indústria da região. 

“Essa é uma região que sofre, de um lado, pela desindustrialização do Brasil, a queda do crescimento da indústria aqui tem efeitos claros, e, em especial no campo, pela fragilização de toda a cadeia do etanol em todas suas etapas tem gerado problemas graves também nessa região. Isso ocorreu porque o governo não percebeu que tinha em mãos um instrumento extremamente valioso, extremamente importante não apenas de geração de combustível, de energia alternativa, mas também de geração de empregos. Reconstruir o programa do etanol, que também significa divisas com o Brasil, será uma prioridade do PSDB”, assegurou o tucano. 

##RECOMENDA##

Segundo Neves, o PSDB terá como base da gestão a eficiência do Estado. “O PSDB está construindo um projeto alternativo a esse conduzido pelo PT. Que passa pela eficiência do Estado, por compromissos com a ética, pela modernização das nossas relações do o mundo, pelo controle da inflação, por uma política fiscal transparente. Queremos um governo que cuide da saúde de forma adequada e mais solidária com estados e municípios, invista mais em segurança pública. Tudo aquilo que o governo federal não vem fazendo", disparou o senador.

 

Um dos objetivos do evento é mobilizar tucana a militância e tratar de temas de interesse das regiões onde eles ocorrem. No local os prefeitos convidados falarão sobre os programas que atualmente estão sendo executados em seus governos e também será tratado da conjuntura política, mas segundo o deputado estadual Betinho Gomes (PSDB) não haverá mudanças expressivas em relação a alianças para 2014. 

“Queremos mostrar que o PSDB-PE está organizado, estruturado, e preparado para as eleições do próximo ano. Vamos discutir também a conjuntura estadual para que a militância e os filiados tenham a noção do quadro que está se instalando em Pernambuco porque queremos envolvê-los na decisão que será tomada no ano que vem", disse Gomes durante entrevista a rádio local nessa quinta-feira (21). 

##RECOMENDA##

Política - No debate político o PSDB-PE traçará um panorama do trabalho que com o objetivo de fortalecer a legenda na Assembleia Legislativa de Pernambuco e Câmara Federal. Atualmente a sigla afirma ter 35 nomes para a chapa de deputado estadual em 2014. 

 

O PSDB reuniu as lideranças da legenda no Sertão de Pernambuco, para um encontro em Petrolina, nessa sexta-feira (12). Durante a reunião, o principal assunto, depois da pré-candidatura do presidente nacional da sigla, o senador Aécio Neves, foi a postulação do vice-prefeito da cidade, Guilherme Coelho (PSDB), à Câmara Federal. Além dele outros dois tucanos tiveram a pré-candidatura para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) anunciada, a do Dr. Dermeval e o vereador de Petrolina, Ronaldo Silva.

Sobre a candidatura de Coelho, o deputado federal e vice-presidente da sigla, Bruno Araújo, frisou a trajetória do pai do vice-prefeito e incentivou os sertanejos em apoiar a postulação. “Estão faltando parlamentares brasileiros como o ex- deputado Osvaldo Coelho que bradam e lutam pelos interesses do povo. Por isso, vocês devem apoiar seu sucessor. E ter a certeza que ele estará em Brasília para bradar e defender os interesses da região”, destacou Araújo.

##RECOMENDA##

Guilherme Coelho considerou o encontro um marco para o fortalecimento do partido na região. “Está na hora de nós fazermos nosso grupo cada vez mais forte. Ter representatividade na câmara legislativa. Petrolina é uma cidade abençoada com a irrigação e nós queremos que outras cidades sejam beneficiadas também. Para isso temos que ter deputados federais que entrem nesses assuntos e discutam a pauta. É preciso votar certo”, frisou.

Participaram ainda da reunião os deputados estaduais Terezinha Nunes, Eduardo Porto e Daniel Coelho. Nomes do PSDB como Aécio Neves, o presidente da legenda no estado e deputado federal, Sérgio Guerra, e o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, enviaram mensagens gravadas aos tucanos.

 

No próximo sábado (28), o PSDB vai realizar mais um encontro regional, desta vez no Sul do país, em Curitiba (PR). Esse é o segundo, de uma série de quatro reuniões do tucanato brasileiro, com o objetivo de propagar a candidatura à presidência da república, do presidente nacional da legenda e senador, Aécio Neves (MG). 

A expectativa, de acordo com o deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS), é de uma presença maciça de lideranças tucanas, como representantes da bancada federal na Câmara e no Senado, governadores, deputados estaduais, vereadores, presidentes de diretórios e filiados. Ainda segundo Nelson, temas como a política de intercâmbio com o Mercosul e a infraestrutura da região devem ser abordados na reunião da legenda. “É o momento de se buscar alternativas em torno de soluções”, ressaltou o deputado.

##RECOMENDA##

No último sábado (21) os tucanos se reuniram em Alagoas, para o encontro regional do Nordeste. Na ocasião, Aécio disparou críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT) e afirmou que "o Brasil não aguenta mais o que está por aí... e a região Nordeste muito menos. Chegou a hora de mudar". 

Gestores de 35 municípios pernambucanos se encontrarão nesta quarta (21) e quinta-feira (22), no Seminário Prioridade Absoluta: ‘Um Município para Crianças e Adolescentes da Fundação Abrinq - Save the Children’. O evento será realizado na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no bairro de Jardim São Paulo, Recife e iniciará a partir das 9h.

O objetivo do encontro é capacitar os prefeitos que já aderiram ao Programa Prefeito Amigo da Criança e abrir espaço para aos gestores que ainda não participam da iniciativa. No local, os administradores terão a oportunidade de receberem assessoria técnica gratuita nas áreas de financiamento de políticas públicas, saúde, educação e assistência; saberem como é possível conquistar o reconhecimento do Prêmio Prefeito Amigo da Criança e adquirirem conhecimento de como acessar mais recursos públicos, sem custos no orçamento municipal.

##RECOMENDA##

Outros locais - Além do Recife, o seminário também terá edições posteriores em outras regiões do Brasil: Centro-Oeste (Cuiabá), Sul (Florianópolis) e Sudeste (São Paulo).

Encontro - Na ocasião acontecerá também o Encontro Regional com Gestores dos Municípios do Programa Criança com Todos os Seus Direitos onde será apresentado o trabalho da Fundação Abrinq no estado de Pernambuco. Durante a solenidade será debatida a importância das políticas de desenvolvimento integral da primeira infância, na perspectiva da construção e aprovação dos planos municipais. 

Confira a programação:

21 de agosto (quarta-feira):

Encontro Regional com Gestores dos Municípios do Programa Criança com Todos os Seus Direitos:

9h às 12h– Encontro com os 35 municípios participantes do Programa; 

Seminário Prioridade Absoluta: Um Município para Crianças e Adolescentes;

13h - Credenciamento e café de recepção;

14h - Cerimônia de abertura;

15h - Palestra Magna: “Estratégias de operacionalização da Prioridade Absoluta” - Dr. Wilson Tafner – Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de São Paulo;

16h - Apresentação da agenda de trabalho da gestão 2013-2016 do Programa Prefeito Amigo da Criança

16h30 - Convite para adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança e encerramento

22 de agosto (quinta-feira):

Seminário Prioridade Absoluta: Um Município para Crianças e Adolescentes:

9h - Palestra “Plano Municipal para a Infância e Adolescência” - Maria Luiza Faraone Silveira;

10h45 - Coffee break;

11h - Workshop - “Plano Municipal para a Infância e Adolescência” - Maria Luiza Faraone Silveira;

13h - Almoço;

14h - Palestra - “Orçamento Criança e Adolescente” – Wieland Silberschneider;

15h45 - Coffee break;

16h - Workshop - “Orçamento Criança e Adolescente” – Wieland Silberschneider

Girando por algumas cidades estratégicas com eventos periódicos, os membros PMDB já articulam o próximo encontro regional em Pernambuco. A previsão é de que no dia 13 de setembro os peemedebistas estejam no município de Gravatá, Agreste do Estado e no dia 27, em Serra Talhada, Sertão pernambucano.

Segundo o deputado federal Raul Henry (PMDB), o evento de Gravatá seguirá o mesmo modelo dos realizados anteriormente, ou seja, debaterão um tema de interesse nacional ou local e a realidade do País. “Este é um momento que é preciso ouvir as principais pautas das pessoas (...). O principal assunto que trabalharemos será o papel das redes sociais e as questões de desenvolvimento local”, antecipou.

##RECOMENDA##

Desde o início do ano a legenda já organizou debates nas cidades de Salgueiro, Ouricuri, Petrolina e Carpina. Em cada evento, além da militância peemedebista participam da conversa especialistas dos temas que estão sendo abordados e podem participar também, qualquer pessoa interessada no tema, já que o encontro é aberto ao público. 

Henry informou ainda como se dá o processo de escolha dos temas. “Em cada lugar nós termos um tema diferenciado. Em Ouricuri debatemos a seca, já em Petrolina foi educação, em Carpina o pacto federativo e em Gravatá será o papel das redes sociais”, frisou.

Para a palestra no Agreste, o PMDB convidou alguns profissionais das áreas como o especialista em tecnologia da informação, Cláudio Marinho e o sociólogo José Arlindo. Questionado sobre a realização do evento no Recife, o parlamentar disse que na capital ainda não tem nada agendado.

Autoridades políticas do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), filiados à legenda e convidados, participarão nesta sexta-feira (14) do segundo encontro regional da sigla em 2013. O seminário será realizado no Cetreino, na cidade de Carpina, Agreste do Estado, a partir das 15h.

Na pauta do evento será debatido tema: “Pacto Federativo e Desigualdades Regionais”. O assunto será abordado pelo economista Sérgio Buarque, consultor com mais de 20 anos de experiência em planejamento estratégico, desenvolvimento regional e local, e metodologia e técnica de construção de cenários. Buarque é ainda professor titular da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco UPE e autor do livro “Construindo o Desenvolvimento Local Sustentável - metodologia de planejamento”.

As primeiras cidades que receberam o seminário do PMDB em abril de 2013 foram Salgueiro e Ouricuri, Sertão pernambucano. No encontro, a legenda trabalhou com o tema da seca no semiárido nordestino.

O encontro de Carpina contará com a presença dos peemedebistas, senador Jarbas Vasconcelos, do deputado federal Raul Henry, do presidente regional do PMDB, Dorany Sampaio; além de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de todas as regiões de Pernambuco.

 

##RECOMENDA##
Carregando